terça-feira, maio 05, 2009

Leitura Atualizada

Com o fim da Pixel Media, ficou um vácuo na publicação de obras de quadrinhos adultas no Brasil (quando eu digo adultas, não é putaria nem sacanagem. São temas mais complexos e pouco usuais), já que a editora era responsável pela publicação de Vertigo, Wildstorm e ABC. Com todo o histórico dessas publicações no país, com editoras que não seguem em frente, a solução óbvia seria uma editora como a Panini assumir os títulos, com preços convidativos, distribuição e qualidade editorial.

Mas agora eu decidi que vou comprar os TPBs importados, mesmo. Enquanto eu não tenho dinheiro para comprar (se eu ganhar na mega-sena, quem sabe?), vou me virando com os scans, mesmo. Já li Y-The Last Man neste esquema, no ano passado e agora estou continuando com a leitura de várias séries. O mal? Estou praticamente empatado com as publicações lá fora e a agonia de esperar é insuportável. Eis o que eu estou lendo:

Ex Machina (Wildstorm) - Brian K. Vaughan & Tony Harris

Essa ótima série de Vaugham (que escreveu Y - The Last Man e atualmente é um dos produtores e roteiristas de Lost) chegou a ser publicada até o seu segundo arco no Brasil, Símbolo (Tag), pela Pixel. O primeiro encadernado foi publicado pela Panini. Tony Harris, um desenhista que eu admiro desde Starman, está cada vez melhor.

Conta a história de Mitchell Hundred, também conhecido como a Grande Máquina, o primeiro e único super-herói do mundo, que se torna o prefeito de Nova York após ter salvo uma das torres do World Trade Center. A narrativa se alterna entre o passado heróico de Mitchell e o "presente" na administração. Em uma das últimas edições, Mitchell, fã de quadrinhos, decide fazer uma biografia em quadrinhos e entrevista vários artistas da indústria, incluindo Brian K. Vaughan e Tony Harris.

Fables (Vertigo) - Bill Willingham & Vários

Sou apaixonado por Fables. Na série, várias fábulas (personagens de contos de fadas, folclore, literatura e canções popularesse denominam) são forçadas a se retirarem de suas terras natais graças ao Adversário, um inimigo misterioso que reuniu vários exércitos e iniciou a conquista sangrenta desses vários mundos. Ao chegar ao nosso mundo, se abrigaram na cidade de Nova York, na Cidade das Fábulas (Fabletown). Inicialmente, descrevia o dia-a-dia dos habitantes da comunidade mas a partir da saga "A Marcha dos Soldados de Madeira" (Que começou a ser publicada no Brasil pela Pixel e que contém algumas pistas sobre a identidade do Adversário) passa a relatar também os planos de guerra contra o Adversário.

O legal de Fábulas é que Willingham simplesmente faz uma releitura daqueles personagens que faziam parte de nossas infâncias de uma maneira que nunca imaginaríamos (Já imaginou Cachinhos Dourados como uma psicopata zoófila? é só um exemplo) . Inicialmente, meus personagens preferidos eram Bigby Wolf (Lobo Mau) e Branca de Neve. Depois, Garoto Azul (Na saga "Homelands", onde ele retorna às Terras Natais para assassinar o Adversário). Agora, tenho uma grande admiração por Papa-Moscas (Lembra o Sapo das histórias de princesa? Ele mesmo!) e Cinderela, a super agente secreta.

Dia desses, ao ver um dvd em uma loja, não pude deixar de dizer um "filho da puta" perante a imagem do Adversário.

Jack of Fables (Vertigo) - Bill Willingham & Matthew Sturges (Escritores) & vários

Um spin-off de Fables, mostra as aventuras de Jack Horner (Ou João, que seria todos os Joões das histórias e canções, tipo João do Pé de Feijão ou o João Matador de Gigantes), um trambiqueiro e espertalhão, em Hollywood. Em um arco na revista Fables, João rouba dinheiro da Cidade das Fábulas (ou pega emprestado) para produzir uma trilogia de filmes baseada em suas aventuras, tornando-se muito popular (No universo de Fábulas, grande popularidade garante imortalidade), mas acaba sendo exilado.

Não li nada ainda dessa série, mas está engatilhada. Como cheguei no número atual de Fables, que engloba o crossing-over "The Great Fables Crossover" (eh, pleonasmo) , que se segue nas edições de ambas as revistas, com referências ao que aconteceu em JoF, eu terei que me atualizar...

100 Bullets (Vertigo) - Brian Azzarello & Eduardo Risso

Uma série Noir. Inicialmente, a série retratava um certo Agente Graves, que se aproximava de alguém e lhe dava a chance de se vingar de algum infortúnio, com uma maleta com evidências do responsável pela merda, uma arma e 100 balas irrastreáveis, já que qualquer investigação policial relacionada a elas seria imediatamente interrompida. A questão era se a pessoa aceitaria ou não se vingar.

Posteriormente, a trama se transforma em uma história de conspiração: Quem é o Agente Graves e pra quem ele trabalha? Qual a origem dessas armas? Qual a sua participação no maior crime já cometido na história humana?

A série terminou (lá fora) recentemente, no número 100.

Nenhum comentário: