sábado, setembro 12, 2009

COISAS QUE EU TENHO LIDO

- ANANSI BOYS

Neil Gaiman, como é de público e notório conhecimento, é um dos meu ídolos e atualmente o meu escritor de ficção preferido. "Anansi Boys" (Ou "Filhos de Anasi", como ficou por aqui) é um livro que eu havia lido anos atrás, assim que foi lançado, emprestado da Marcele. O meu exemplar, comprado há quase um ano, pedia para ser lido. Então, nada mais justo que atender ao seu pedido. E o livro continua tão bom quanto à primeira vez que eu o li.

Anansi (ou Mr. Nancy) é um dos personagens mais carismáticos do excelente livro "Deuses Americanos", também de Gaiman. Não há nenhuma ligação entre as tramas dos dois livros, além dessa. É um deus africano brincalhão, contador de histórias. Ah, sim, ele é uma aranha (e ao mesmo tempo um homem. Não tem que fazer sentido, ele é um deus!). Quando Anansi falece, seu filho, "Fat Charlie" Nancy, que nunca se deu bem com o pai e o acha um embaraço, além de descobrir a divindade de seu pai, sabe que tem um irmão, Spider, que sem que ele saiba herdou os poderes do pai. Ao convidar o seu irmão para uma visita, tem a sua vida virada de cabeça para baixo, já que este se torna... Fat Charlie. Ao usar mágica para tentar se livrar do irmão, acaba colocando ambos em perigo mortal.

Um aspecto legal do livro é como ele trata da relação entre pais e filhos, e irmãos, do modo como as coisas nem sempre são o que parecem e como, dependendo do ponto de vista, surgem dificuldades de comunicação. Charlie se queixa sempre de como seu pai o colocava em situações embaraçosas em sua infância. Ao conversar com o pai, após a sua morte, percebe o quanto este o amava e que essas situações eram para sua diversão Iafinal, Anansi é um deus brincalhão, conhecido por pregar peças).

Outro: Na maioria dos livros, geralmente, há a descrição de um personagem em relação à sua etnia apenas quando ele não é branco. Aqui, onde os personagens principais são negros, ocorre o inverso (boa sacada do Gaiman). Uma curiosidade: Houve a proposta de adaptarem o livro para o cinema, mas com os protagonistas brancos e sem os elementos mágicos (seria qualquer coisa, menos "Anansi Boys"...). Gaiman educadamente recusou a proposta, dizendo que não precisava do dinheiro. Há ou não há razões para amar esse cara?

Nenhum comentário: